segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Saiba sobre o 4k, o Ultra HD 27/01/14

Se você comprou uma TV Full HD recentemente e acha que tem a última tecnologia em termos de qualidade de imagem em sua casa, está enganado. Já existem TVs com resolução superior ao Full HD (1920 x 1080 pixels), contendo quatro vezes mais pixels na tela. Tais aparelhos são as TVs "Ultra-High-Definition", ou simplesmente 4K. Mas você sabe o que isso significa e o que muda em termos de qualidade de imagem?


 
Fabricantes apostam no sucesso das TVs 4K (Foto: Divulgação/Sony)

O Ultra HD (4K) é a tecnologia que garante telas com resolução de 3840 x 2160 pixels, totalizando 8.294.400 pixels no painel da TV. O Full HD, por exemplo, tem um total de 2.073.600 pixels. Ou seja, uma TV 4K tem exatamente quatro vezes mais pixels do que uma TV Full HD. Com isso, torna-se ainda mais difícil perceber os pontos formadores de imagem (pixels) na tela.


Na prática, as imagens ficam mais nítidas, brilhantes e com melhor variação de cores. A imagem de uma pessoa, por exemplo, mesmo não sendo capturada de perto, mostra detalhes da pele, cabelos e roupa, difíceis de serem notados em uma TV com resolução comum. Em transmissões de partidas de futebol, até o gramado ganha em riqueza de detalhes.


Apesar da expectativa dos fabricantes, a popularização dessa tecnologia é lenta. A reprodução de conteúdos em resolução 4K exige equipamentos específicos e caros, como câmeras, filmadoras e projetores. Por esse motivo, ainda existem poucos meios onde é possível visualizar imagens com esse nível de qualidade.

 
YouTube e Netflix terão transmissões 4K de fato até fim do ano nos EUA (Foto: Reprodução/YouTube)

Por outro lado, a CES 2014, grande feira de eletrônicos que ocorreu em Las Vegas, mostrou que há um grande esforço dos fabricantes para tornar os produtos com essa tecnologia mais acessíveis ao consumidor final. A Polaroid, por exemplo, lançou uma TV 4K de 50 polegadas por US$ 1 mil (cerca de R$ 2500).


Não sabe como fazer a calibragem da TV LED? Veja em nosso Fórum
Ao que tudo indica, em breve as TVs com resolução 4K tomarão contas das prateleiras das lojas em todo o mundo, tornando o atual Full HD uma coisa do passado, pois representam um padrão inédito em termos de resolução.
 
Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário